quinta-feira, 3 de março de 2011

LIDERAR É SÓ MANDAR? GENTE COMO DEVE SER… - 4ª parte

Na visão das tais chefias duplas que já vêm dos tempos do antigamente (com os supostos bonzinhos politicamente correctos e os ditadores autoritários), que ainda são maioria, actualmente, o que é preciso é o tal tipo de gente “como deve ser”, que faça o que se diz que é para fazer e mais nada. Enfim, escravos modernos, por feitio, convicção ou por necessidade, que encarnem, consciente ou inconscientemente, esse papel.


Infelizmente, neste contexto de exploração da mão-de-obra barata, facilmente descartável e “caladinha”, estas serão as pessoas que, trabalhando por conta de outrem, mais facilmente manterão os seus empregos em tempo de crise!... Será mesmo esta a maneira de ser das pessoas com que teremos de contar para dar a volta a isto?... Tenho a certeza absoluta que não!


Atenção que não procuro aqui fazer o elogio à recusa em trabalhar ou acatar instruções superiores, muito pelo contrário! Procuro sim defender o direito que qualquer profissional de qualquer idade, área ou formação deve ter sempre: o de pensar! O direito a ouvir e ser ouvido de igual para igual, independentemente de qualquer hierarquia ou cargo, para se poder melhorar seriamente no trabalho e não apenas fazer mais do mesmo, fazendo o mesmo que o patrão manda desde o século XIX…


Não o defendo apenas por uma questão de dignidade do ser humano (o que já seria mais do que suficiente, diga-se), mas também para beneficiar a produtividade de qualquer organização. Especialmente em tempos em que é necessário dar resposta à crise, porém terá que ser a resposta certa…


Diz-se que com as dificuldades da crise podem vir oportunidades para nos desenvolvermos. Mas que salto civilizacional poderá o nosso país dar com o mesmo estilo de lideranças (politicamente correctos “bonzinhos” ou ditadores autoritários) a comandar o barco? Indo um pouco mais longe, se este tipo de chefes e de seguidores não pensadores já antes da crise era protegido, ainda mais o será (com o argumento da própria crise) com a consequente estagnação e recuo aos tempos de ignorância social, cultural e económica!… Em termos de lideranças, mais do mesmo implicará seguramente ainda mais crise!


A consequente escassez económica servirá para reforçar os poderes de quem? Exactamente das tais chefias duplas, sendo que provavelmente a face mais ditatorial irá ser mais facilmente assumida.


Parece um ciclo mesmo muito difícil de quebrar se não virmos, de uma vez por todas, que foram as tais chefias, com o seu duplo estilo de liderança, em Portugal e noutros países do mundo, que originaram a crise económica.


Assim, enquanto não se potenciar as restantes e variadas hipóteses de estilo de liderança esta bola de neve não irá parar…

vascoespinhalotero@hotmail.com
(*) Psicólogo do Trabalho e das Organizações / Orientação Vocacional
Leia todos os artigos na Internet em: www.dosonhoaoprojecto.blogspot.com

2 comentários:

Manuela Nogueira disse...

Olá Vasco, ou deverei antes dizer Dr Vasco ;-)
Como disse recentemente numa mensagem do facebook, pedindo que me adicionasse, tem idade para ser meu filho e fez parte das turmas deles (meus filhos) no liceu de Cantanhede.
Adoro tudo o que o Vasco escreve e revejo-me muito naquilo que narra, parece até que escreve para mim, ou que lê os meus pensamentos, ou ainda que conhece os problemas que eu conheço...
Eu estou de baixa há seis anos, não remunerado claro e o meu passa tempo é a Internet, nos momentos que tenho livres claro, e tenho por hábito fazer também os meus comentários/ críticas constructivas claro, faço-o sempre com a intenção de melhorar a vida dos portugueses que são explorados, e naquilo que eu sei estar correcto.
Detesto injustiças, parto sempre em defesa de quem merece, não exitando mandar mails quando necessário! No que precisar de mim quero que saiba que estarei disponivél para o que for preciso.
Com um beijo de gratidão
Manuela Nogueira

Vasco Espinhal Otero disse...

Olá Manuela Nogueira
Pois nem sempre é fácil aguentar e reagir postivamente às adversidades e injustiças ocaisionais ou estruturais existentes na nossa sociedade. Fico muito feliz que os meus textos possam de alguma forma ajudar e, mais do que apontar os defeitos da sociedade, gostava de conseguir apontar mais soluções abrangentes com o contributo de muita pessoas com que se aprende sempre muito!
Mais uma vez obrigado pela sua leitura e participação
Vasco Espinhal Otero
P.S. Isso do dr é que não!