É curioso que, muitas vezes, se dá o exemplo do treinador de futebol José Mourinho como líder de sucesso, sendo que, no entanto, a opinião pública, no geral, apenas destaca as atitudes aparentemente mais autoritárias (que, muitas vezes, são planeadas apenas para a imprensa ver…) e mesmo anti-desportivas.
O que é interessante é que o dizem, não para condenar esta faceta negativa do treinador (entre muitas outras positivas que tem certamente), mas sim para a enaltecer!
Como se a obsessão pelo sucesso justificasse passar por cima de tudo e todos, atropelando regras do jogo e da boa educação e colocando com as suas palavras incendiárias, muitas vezes, o público irado quando se quer que famílias possam ir aos estádios em segurança… Para nem falar do exemplo que dá às crianças sobre como atingir o sucesso na vida: não apenas com esforço, mas com manha, valendo tudo para se ser o maior…
Nestes campos, infelizmente, muitas outras figuras da nossa sociedade, ainda com mais responsabilidade social, acompanham Mourinho, com certeza, neste ensinar aos miúdos sobre como é que se faz para ser o maior na vida…
Frases feitas surgem ditas um pouco por todo o lado enaltecendo a sua dureza para com os jogadores. Diz-se que trata todos por igual, que ninguém brinca com ele, que faz o que for preciso para ganhar! Logo surge alguém que confirma tudo isto com um “ah pois é” e, assim, fica a fórmula de sucesso de Mourinho lida e sabida por toda a gente. Mas será assim mesmo? E/ou assim tão simples?...
Depois não faltam por aí pessoas a tentar imitá-lo nestes detalhes “durões e de cara feia” conhecidos mediaticamente, pensando que, assim, serão como ele e atingirão os seus resultados, nas suas áreas de trabalho… Curiosamente ficam muito admirados por nada conseguirem afinal…
Porém, não me parece que as pessoas falem com o mesmo entusiasmo das técnicas mais positivas, humanas e não tão mediáticas que Mourinho utiliza para conquistar os seus atletas e não para mandar neles… Para os fazer sentir… especiais!
vascoespinhalotero@hotmail.com
(*) Psicólogo do Trabalho e das Organizações / Orientação Vocacional
Leia todos os artigos na Internet em: www.dosonhoaoprojecto.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário