quinta-feira, 11 de agosto de 2011

LIDERAR É SÓ MANDAR? JOSÉ MOURINHO POSITIVO… 7º parte

Por que razão o comum português mais facilmente elogia as reprimendas que o treinador José Mourinho dá do que as técnicas positivas, criativas e que dão liberdade e responsabilidade aos seus jogadores? Há aqui algo de metafórico relativamente à forma como a sociedade portuguesa vê as lideranças e o que é para ela liderar ou, melhor, mandar…

Não ouço falar tanto que Mourinho costuma ser sincero e construtivo na aprendizagem táctica e técnica com os seus atletas, que motiva muito bem os grupos e sabe lidar com cada um na sua especificidade (não metendo “todos no mesmo saco”). Não escuto referir-se que nos treinos é exigente sim, mas simples e atencioso para ajudar a equipa e atletas a melhorarem as suas performances ao pormenor, sem as manias de vedeta que transparece para a comunicação social (usadas apenas para condicionar, atemorizar ou pressionar os adversários) e que são paradoxalmente alvo de idolatria pelas pessoas no geral.

Por que será que, com tanta variedade de técnicas, as pessoas se focam somente nos aspectos “durões e de cara feia”? Será que em Portugal gostamos de adorar ditadores ou os maus da fita?

Sejamos razoáveis, José Mourinho, só pela imagem que dá para fora, não conseguiria jamais conquistar genuinamente equipas e jogadores, pois não é à força que se conquistam as pessoas!

Não é a mandar que se motiva! Não é a gritar que se gera respeito! E também não é com discursos politicamente correctos, “mansinhos”, desviando os assuntos complicados e dando silenciosas e afáveis “facadas pelas costas”…

É sim discutindo as coisas cara a cara, ouvindo as outras versões também, procurando gerar consensos para evoluir, crescer em conjunto, podendo responsabilizar todos pela melhor ou pior performance!

Por que razão esta versão do fenómeno Mourinho não é tão publicitada como exemplo? Por que razão em Portugal apenas gostamos de elogiar a versão de Mourinho arrogante, ditador e mesmo cruel?

vascoespinhalotero@hotmail.com

(*) Psicólogo do Trabalho e das Organizações / Orientação Vocacional

Leia todos os artigos na Internet em: www.dosonhoaoprojecto.blogspot.com

Sem comentários: