terça-feira, 12 de outubro de 2010

SIM CHEFE! (1ª parte)

Estamos em tempos de crise e diz-se que é altura de mudanças, toda a gente o sente. Parece haver mais reflexões, mais questões, mais vontade de contribuir e de fazer algo para melhorar a “nossa” vida, mais garra para “dar a volta a isto” ou, por outro lado, mais desânimo, desconfiança e alienação… E qual o porquê desta aparente ambiguidade ou contradição?

É certo que todos procuramos lideranças em quem possamos confiar para os tempos de mudança que aí vêm: “como é que eu posso fazer alguma coisa e com quem posso contar?”

Ora, é certo e sabido que palavras leva-as o vento, que uma acção vale realmente mais do que mil palavras e que chega a hora da verdade ou, melhor, do poder e, por vezes, este sobe mesmo à cabeça. Já temos vindo a desiludirmo-nos ao longo dos tempos… Afinal de contas, “gato escaldado de água fria tem medo”.

Há que ter em atenção que esta actual “caixa de Pandora” pode levar a que muitos espertalhões tentem legitimar velhos hábitos de “chicote” que andavam melhor ou pior disfarçados desde o 25 de Abril.

Lembremo-nos que grandes ditaduras locais, regionais, nacionais e internacionais da História começaram em épocas de “apertar o cinto”, tendo aproveitado para ter “carta branca” para cometer horrores humanos, corrupções monopolistas e injustiças criminosas…

Então há que estar, nesta fase, crítico e atento ao ressurgimento desses tempos bem piores.

Tempos de medo dos poderosos que tudo parecem poder. Tempos de preconceito e inveja mesquinha do comum cidadão para com o vizinho do lado, na luta por pequenas migalhas, quando os tais poderosos continuam a acumular as grandes fatias.
Tempos de reforço do autoritarismo capataz grunhido como a única forma de pôr tudo na linha… Porém, hoje em dia, tudo isto se faz com a “maquilhagem“ de uma imagem pulida e charmosa, com um toque de “lobo em pele de cordeiro”... Assim se conquistam as massas que se deixam tratar como ignorantes (quando muitas vezes nem sequer o são)…

vascoespinhalotero@hotmail.com
(*) Psicólogo do Trabalho e das Organizações / Orientação Vocacional
Leia todos os artigos na Internet em: www.dosonhoaoprojecto.blogspot.com

Sem comentários: