quarta-feira, 2 de junho de 2010

SIM, AS PESSOAS PODEM! (3ª parte)

Ora, na actual conjuntura social, os cidadãos que queiram apresentar ideias e bater-se por elas poderão virar-se para os pequenos partidos (com ideias alternativas às normais, dentro do risco que isso implica, em cada um dos extremos) ou então para os partidos do centro (porventura na perspectiva de os regenerar).

No entanto, o descrédito que a actividade política sofreu nas últimas décadas poderá fazer com que muita gente fique reticente em seguir este caminho com receio de que a sua opinião livre fique abafada pelas estruturas onde se terá somente de encaixar, sem oportunidade de perceber melhor e dar um pouco de si a esse conjunto.

Certamente dependerá das pessoas e dos partidos, mas é certo que existe claramente o receio de que o resto das pessoas de fora do partido já não os olhem e ouçam da mesma forma, após entrarem nesse mundo facilmente dado a rótulos, estereótipos, “cassetes” ou preconceitos.

E é óbvio que ninguém quer arriscar ficar refém de ideias ou ideais já estabelecidos, imutáveis e que não é fácil compreender bem ou discutir de forma aberta e crítica (seja pela falta de informação, seja pela real oposição com conhecimento).

Cabe a cada partido abrir as portas verdadeiramente, apostando com coragem, na crítica construtiva vinda de fora ou de dentro e deixar de lado a mera passagem de vícios e trejeitos de politiquices de geração para geração. Deixar de uma vez por toda de elogiar provincianamente os discursos que nada dizem para não se comprometerem com nada e, com isso, nada fazerem e de nada poderem ser acusados de ter feito…

Porém, mesmo com esta realidade, muita gente fica de fora. Muita gente continua a ter ideias, análises e propostas concretas e abrangentes e continua a não ter um espaço ou grupo para as discutir, melhorar, pôr em prática!

E é aqui mesmo que surgem os movimentos sociais de cidadãos! Conjuntos de independentes unidos por causas comuns e não necessariamente com profundidade política. Dentro destes, muita variedade de causas haverá.

vascoespinhalotero@hotmail.com
(*) Psicólogo do Trabalho e das Organizações / Orientação Vocacional
Leia todos os artigos na Internet em: www.dosonhoaoprojecto.blogspot.com

Sem comentários: